Cantos
Um pontapé de canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a
linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um
jogador da equipa defensora, sem que um golo tenha sido marcado.
Um golo pode ser marcado diretamente de um pontapé de canto, mas somente
contra a equipa adversária; se a bola entrar diretamente na baliza do executante,
é concedido um pontapé de canto à equipa adversária.
1. Procedimento:
• A bola deve ser colocada dentro da área de canto mais próxima do local por onde a bola passou completamente a linha de baliza.
• A bola deve estar imóvel e é pontapeada por um jogador da equipa atacante;
• A bola entra em jogo logo que seja pontapeada e se mova claramente; não necessita de sair da área de canto;
• A bandeira de canto não pode ser removida;
• Os jogadores da equipa adversária devem colocar-se a pelo menos 9,15 m da
área de canto até que a bola esteja em jogo.
2. Infrações e sanções:
• Se, após a bola entrar em jogo, o executante toca na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador, é assinalado um pontapé-livre indireto; se o executante cometer uma infração de mão na bola:
• É assinalado um pontapé-livre direto;
• É assinalado um pontapé de penálti, se a infração ocorrer dentro da área de penálti do executante, a menos que o executante tenha sido o guarda-redes, sendo que nesse caso é assinalado um pontapé-livre indireto;
•
Se um jogador, ao efetuar de forma correta um pontapé de canto, pontapear a bola
deliberadamente contra um adversário a fim de poder em seguida voltar a jogá-la,
sem ser de forma imprudente, negligente ou com força excessiva, o árbitro deve
permitir que o jogo prossiga.
Por qualquer outra infração a esta Lei o pontapé é repetido.
Ataque:
• O tempo de ação ofensiva deve ser menor que o tempo de ação defensiva isto é, o atacante têm de recolher a informação necessária e reagir a essas mesmas informações mais rápido que o defesa para assim conseguir ganhar vantagem sobre o defesa e assim aumentar as probabilidades de conseguir fazer golo.
A equipa que ataca para ser bem sucedida deve:
• Ter funções Coordenadas;
• Optar pela estratégia mais adaptada ao adversário em cada momento;
• Criar oportunidades de remate;
Ter preparadas as ações seguintes.
Defesa:
• Para uma Defesa bem sucedida, o tempo de ação defesiva deva ser menor que o tempo de ação ofensiva, isto é, a defesa dever recolher a informação necessária e antecipar o que vai acontecer para que os atacantes não consigam ter vantagem sobre eles.
A equipa que defende para ser bem sucedida deve:
• Reagir coordenadamente às ações dos adversários;
• Tirar a bola da zona da baliza
• Não deve ficar à espera para reagir à bola
Livres
Os pontapés-livres direto e indireto são concedidos à equipa adversária do jogador, suplente, substituído ou jogador expulso, ou elemento oficial que cometa a infração.
Sinal de pontapé-livre indireto:
O árbitro indica um pontapé-livre indireto levantando o braço ao alto por cima da cabeça. Deverá manter o braço nessa posição até que o livre seja executado e até que a bola toque noutro jogador, saia do terreno de jogo ou seja claro que não será possível obter golo diretamente desse pontapé.
. Um pontapé-livre indireto deve ser repetido, se o árbitro não assinalar que o pontapélivre é indireto e a bola for pontapeada diretamente para a baliza
. Bola entra na baliza:
• Se, num pontapé-livre direto, a bola for pontapeada e entrar diretamente na baliza da equipa adversária, é assinalado golo
• Se, num pontapé-livre indireto, a bola for pontapeada e entrar diretamente na baliza da equipa adversária, é concedido um pontapé de baliza
• Se, num pontapé-livre direto ou indireto, a bola for pontapeada e entrar diretamente na própria baliza, é concedido à equipa adversária um pontapé de canto
2. Procedimento :
Todos os pontapés-livres são executados a partir do local onde a infração foi cometida exceto nas situações seguintes:
• Os pontapés-livres indiretos a favor da equipa atacante por uma infração cometida dentro da área de baliza adversária são executados a partir do ponto mais próximo da linha da área de baliza paralela à linha de baliza;
• Os pontapés-livres a favor da equipa defensora na sua área de baliza podem ser executados a partir de qualquer ponto nessa área;
• Os pontapés-livres resultantes do facto de um jogador entrar, reentrar ou deixar o terreno de jogo sem autorização do árbitro são executados a partir do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. Contudo, se um jogador cometer uma infração fora do terreno de jogo, este recomeça com um pontapé-livre executado na linha delimitadora do terreno mais próxima do local onde a infração foi cometida; nas infrações sancionadas com pontapé-livre direto, deve ser assinalado um pontapé de penálti, se a infração for cometida na linha de baliza na zona que delimita a área de penálti do jogador infrator;
• Onde as Leis designem outros pontos a partir dos quais devem ser executados os
pontapés-livres.
A bola:
• Deve estar imóvel quando se executa o pontapé e o executante não poderá voltar a jogar a bola antes de esta ter tocado noutro jogador • entra em jogo logo que seja pontapeada e se mova claramente. Até que a bola esteja em jogo todos os adversários devem encontrar-se:
• Pelo menos a 9,15 m da bola, a menos que que se encontrem na sua própria linha de baliza entre os postes da baliza;
• Fora da área de penálti nos pontapés dentro da área de penálti adversária Quando uma barreira é formada por três ou mais defensores, todos os atacantes adversários devem permanecer a, pelo menos, 1 m de distância da barreira até que a bola entre em jogo.
Um pontapé-livre pode ser executado levantando a bola com um pé ou com os dois pés simultaneamente. Fazer fintas na execução de um pontapé-livre para confundir os adversários é permitido e faz parte do futebol.
Se, na execução correta de um pontapé-livre, o jogador pontapeia a bola
deliberadamente contra um adversário para poder em seguida continuar a jogá-la –
sem que o faça por imprudência, negligência ou com força excessiva – o árbitro deve
permitir que o jogo prossiga.
3. Infrações e sanções:
Se, ao executar um pontapé-livre, um jogador da equipa adversária se encontra mais
próximo da bola que a distância regulamentar, o pontapé-livre deve ser repetido, a
menos que possa ser aplicada a vantagem; no entanto, se um jogador executar um
pontapé-livre rapidamente e um adversário, que se encontre a menos de 9,15 m da
bola, a intercetar, o árbitro deve deixar o jogo prosseguir. Contudo, um adversário
que deliberadamente impeça a execução de um pontapé-livre, deve ser advertido por
retardar o recomeço do jogo.
Se, na execução de um pontapé-livre, um jogador da equipa atacante estiver a menos
de 1 metro de distância da barreira defensiva formada por três ou mais defensores, é
concedido um pontapé-livre indireto à equipa defensora.
Se, na execução de um pontapé-livre por parte da equipa defensora dentro da sua
própria área de penálti, quaisquer adversários se encontrarem dentro da área de
penálti porque não tiveram tempo para sair, o árbitro deve permitir que o jogo
prossiga. Se um adversário que se encontra na área de penálti onde o pontapé-livre é
marcado ou entra na área de penálti antes de a bola estar em jogo, tocar ou disputar
a bola antes de esta entrar em jogo, o pontapé-livre é repetido.
Se a bola entra em jogo e o executante toca a bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador, é assinalado um pontapé-livre indireto; se o executante cometer uma infração de mão na bola:
• É assinalado um pontapé-livre direto
• É assinalado um pontapé de penálti, se a infração tiver sido cometida dentro da
área de penálti do executante, a menos que o executante tenha sido o guardaredes, sendo que nesse caso é assinalado um pontapé-livre indireto
Ataque:
• O tempo de ação ofensiva deve ser menor que o tempo de ação defensiva isto é, o atacante têm de recolher a informação necessária e reagir a essas mesmas informações mais rápido que o defesa para assim conseguir ganhar vantagem sobre o defesa e assim aumentar as probabilidades de conseguir fazer golo.
A equipa que ataca para ser bem sucedida deve:
• Ter funções Coordenadas;
• Optar pela estratégia mais adaptada ao adversário em cada momento;
• Criar oportunidades de remate;
Ter preparadas as ações seguintes.
Defesa:
• Para uma Defesa bem sucedida, o tempo de ação defesiva deva ser menor que o tempo de ação ofensiva, isto é, a defesa dever recolher a informação necessária e antecipar o que vai acontecer para que os atacantes não consigam ter vantagem sobre eles.
A equipa que defende para ser bem sucedida deve:
• Reagir coordenadamente às ações dos adversários;
• Tirar a bola da zona da baliza e iniciar rapidamente a ação seguinte;
• Não deve ficar à espera para reagir à bola
Bibliografia:
https://downloads.theifab.com/downloads/laws-of-the-game-2022-23-portuguese?l=en