Modelo Taxonómico das Atividades Desportivas: Futebol
O futebol, como um desporto coletivo amplamente praticado em todo o mundo, destaca-se pela sua natureza colaborativa e pela importância do trabalho em equipa para alcançar o sucesso.
O modelo das atividades desportivas proposto por (Almada et al, 2008), foca-se nos comportamentos exigidos pela modalidade, possibilita a utilização dessas atividades como um meio de formação ou transformação do ser humano, em vez de serem um fim em si mesmas. Utilizar este instrumento de maneira eficaz implica definir metodologias e objetivos que sejam consistentes com os objetivos desejados. (Fernando et al., 2023)
O Futebol é uma modalidade desportiva integrada no quadro dos designados jogos desportivos coletivos (Garganta & Gréhaigne, 2007) , sendo as caraterísticas mais importantes, a solicitação de comportamentos de diálogo e a divisão de funções específicas e o domínio das suas coordenações (Dinâmica de Grupo). (Almada et al., 2008).
As interações durante o jogo ocorrem num ambiente diversificado, moldado por uma complexa rede de relações de oposição e cooperação. As equipas procuram resolver, uma série de desafios imprevisíveis, muitas vezes simultaneamente (Metzler, 1987, citado por Garganta & Gréhaigne, 2007), sendo que os objetivos são convencionados, isto é, definidos por acordo entre as partes. (Almada et al, 2008)Existem, essencialmente, dois tipos de objetivos: Imediatos e Mediatos. (Vicente, 2023)
Os objetivos imediatos assentam na concretização de uma ação, como por exemplo marcar golo ou fazer um passe bem sucedido, focando-se no resultado. Os objetivos mediatos visam transformações no indíviduo, dissociando do resultado da ação, por exemplo a leitura do jogo, a tomada de decisão e até mesmo a capacidade de integrar um grupo. (Vicente, 2023)
Bibliografia:
- Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A. & Moreira, M.
(2008) "A Rotura – Estratégia de Operacionalização",
Edição VML, Barca da Amieira.
- Fernando, C., Vicente, A., Prudente, J., & Lopes, H. (2023). In O Mergulho segundo diferentes Modelos - Uma concretização da utilidade da Sistemática das Atividades Desportivas. Research Gate. Retrieved April 2024, from https://www.researchgate.net/publication/344058416_O_Mergulho_segundo_diferentes_Modelos_-_Uma_Concretizacao_da_Utilidade_da_Sistematica_das_Atividades_Desportivas.
- Garganta, J., & Gréhaigne, J. F. (2007). Abordagem Sistêmica do jogo de futebol: Moda ou necessidade? Movimento (ESEFID/UFRGS), 5(10), 40–50. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2457
- Vicente, A. (2023). Documento de apoio à UC Estudos Práticos VII Futebol, consultado no dia 15 de março de 2024.
