Construção, elaboração e operacionalização de sessões de treino 

As sessões de treino, no âmbito da pedagogia do futebol, assentam em 2 pilares principais:

  • Apresentação da tarefa , na qual o treinador deve garantir que todos os atletas o consigam ver e ouvir claramente garatindo o seguinte: posicionamento dos atletas de costas para o sol durante a locução do exercício; diminuir ou eliminar fontes de distração; ser breve e objetivo; associar a explicação verbal com demonstração física salientando pontos chave; observar linguagem corporal / expressões no rosto dos atletas que transmitam dúvida. (Coelho, Olímpio, 1988)
  • Prática e correção, durante a qual o treinador deve assentar-se em: 
  1. Abordagem dos conteúdos: fornecer indicações objetivas e prescritivas (feedback prescritivo); corrigir erros durante a execução (evitar muitos pormenores de uma só vez) quer seja individualmente ou no todo; acompanhar execução após o feedback, incentivando; privilegiar feedback do estilo positivo; distribuir atenção por todos os praticantes;

  2. Identificar o erro (estabelecer prioridade, começando pelo mais determinante); procurar a causa do erro (o que e como fazer, evitar juízos de valor e reforçando aspetos já bem executados); transmissão de informação (como eliminar o erro, verificar o seu efeito e transmitir a evolução, reconhecendo o esforço do atleta).





Bibliografia : Coelho, Olímpio (1988). Pedagogia do Desporto, Livros Horizonte, Lisboa.  

Desenvolvido por:

Guilherme Carrega, nº49387
Bernardo Pinheiro, nº 50260
Diana Moreira, nº 51020 
Bernardo Henriques, nº 50148
Rodrigo Santos, nº 51053

 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.