Pedagogia do futebol

Relativamente ao que consiste da pedagogias do futebol podemos constatar diferentes perspetivas entre ensinar e aprender.

  • Ensinar implica transmitir conhecimento.
  • Aprender implica modificar um comportamento.

No que diz respeito ao processo de pedagogia ensinar transmissão do conhecimento e a avaliação da capacidade de reprodução dos alunos.

Transmissão do conhecimento: 

  • a memorização de um conjunto de expressões; 
  • o enriquecimento do conhecimento faz-se pelo aumento do numero de expressões dominadas; 
  • a importância de memorizar muitas formas "como se faz", selecionando assim as mais favoráveis e repetir muitas vexes para serem mais fortes e mais rápidas "Automatizando" assim o gesto;
  • a "forma como se faz" pode ser transmitida pelo treinador e o jogador será o recetor/ adaptador daquilo que lhe foi prescrito;
  • por maior que seja o repositório de atação que tenha capacidade de armazenar, o numero de respostas será sempre limitado em alguns casos. 

O processo pedagógico ao nível da aprendizagem consiste: 

  • Domínio de Metodologias e Instrumentos 
  • Seleção e Utilização de Conhecimentos 
  • Personalização dos meios utilizados 

Relativamente ao Domínio de Metodologias e Instrumentos:

  • O essencial é aprender a interpretar os sinais, percebendo, assim, as suas intencionalidades; 
  • O enriquecimento do conhecimento origina pela capacidade de o generalizar (percebendo a função) sendo capaz de se adaptar a novas situações; 
  • É importante o ajustamento da resposta à especificidade do problema enfrentado. O treino consiste na otimização que podemos fazer e não só na forma de executar.
  • Em vez de memorizar soluções montam-se estratégias, utilizando os princípios que permitem a compreensão da funcionalidade do fenómeno em causa; 
  • Privilegia-se ter consciência e perceber o que está a fazer; 
  • Estando em causa a transformação da pessoa.


No Futebol:

- Ensinar: Imitação do Treinador (antigo jogador); Reprodução de jogadas tipo Treino de situações isoladas

- Aprender: Criação de problemas para que os jogadores possam participar na construção das respostas; Modelos de situações Leitura do Jogo e Tomada de decisão


A transmissão de conhecimentos a treinar é imitir e repetir para fazer igual (como por exemplo: Reproduzem-se jogadas tipo que se treinam à exaustão, sempre da mesma forma, até saírem na perfeição). 

Ao nível do domínio de metodologia e instrumentos:

  • Jogar é adaptar-se à situação, onde as situações são sempre diferentes e é essencial decidir em cada situação. 
  • Cada situação é única e cada pessoa é diferente em cada momento.
  • Cada jogador tem de ter os seus objetivos definidos (…capacidades e potencialidades…); 
  • É necessário montar uma estratégia em que se rentabilizem as capacidades e potencialidades de cada um; 
  • O objetivo pessoal deve ser cumprido dentro do objetivo global (da equipa); 
  • Cada um deve tomar decisões ao seu nível de intervenção em coordenação com todos os outros (é necessário ter sentido crítico …) de forma a aumentar o rendimento global. 


É necessário um Processo Pedagógico em que o Treino seja adaptado à pessoa e não um mero "despejar" do que o treinador tem em "armazém". 


A Pedagogia é um Processo 

É um processo de relação entre o orientador e o orientado, entre professor e aluno, entre treinador e jogador. 

Um processo que é dialético e não a mera transmissão de um passado às novas gerações, mas uma permanente construção de um mundo, em resposta aos desafios que se apresentam. 



Planear o Treino

  • Objetivo 
  • Comportamentos 
  • Conteúdos 
  • Exercícios (e condicionantes) 
  • Indicadores
  • Tempo 
  • Material (espaço, n.º bolas, n.º coletes, n.º cones,…) 
  • ...

 

  

Desenvolvido por:

Guilherme Carrega, nº49387
Bernardo Pinheiro, nº 50260
Diana Moreira, nº 51020 
Bernardo Henriques, nº 50148
Rodrigo Santos, nº 51053

 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora