Pedagogia do futebol
Relativamente ao que consiste da pedagogias do futebol podemos constatar diferentes perspetivas entre ensinar e aprender.
- Ensinar implica transmitir conhecimento.
- Aprender implica modificar um comportamento.
No que diz respeito ao processo de pedagogia ensinar transmissão do conhecimento e a avaliação da capacidade de reprodução dos alunos.
Transmissão do conhecimento:
- a memorização de um conjunto de expressões;
- o enriquecimento do conhecimento faz-se pelo aumento do numero de expressões dominadas;
- a importância de memorizar muitas formas "como se faz", selecionando assim as mais favoráveis e repetir muitas vexes para serem mais fortes e mais rápidas "Automatizando" assim o gesto;
- a "forma como se faz" pode ser transmitida pelo treinador e o jogador será o recetor/ adaptador daquilo que lhe foi prescrito;
- por maior que seja o repositório de atação que tenha capacidade de armazenar, o numero de respostas será sempre limitado em alguns casos.
O processo pedagógico ao nível da aprendizagem consiste:
- Domínio de Metodologias e Instrumentos
- Seleção e Utilização de Conhecimentos
- Personalização dos meios utilizados
Relativamente ao Domínio de Metodologias e Instrumentos:
- O essencial é aprender a interpretar os sinais, percebendo, assim, as suas intencionalidades;
- O enriquecimento do conhecimento origina pela capacidade de o generalizar (percebendo a função) sendo capaz de se adaptar a novas situações;
- É importante o ajustamento da resposta à especificidade do problema enfrentado. O treino consiste na otimização que podemos fazer e não só na forma de executar.
- Em vez de memorizar soluções montam-se estratégias, utilizando os princípios que permitem a compreensão da funcionalidade do fenómeno em causa;
- Privilegia-se ter consciência e perceber o que está a fazer;
- Estando em causa a transformação da
pessoa.
No Futebol:
- Ensinar: Imitação do Treinador (antigo jogador); Reprodução de jogadas tipo Treino de situações isoladas
- Aprender: Criação de problemas para que os jogadores possam participar na construção das respostas; Modelos de situações Leitura do Jogo e Tomada de decisão
A transmissão de conhecimentos a treinar é imitir e repetir para fazer igual (como por exemplo: Reproduzem-se jogadas tipo que se treinam à exaustão, sempre da mesma forma, até saírem na perfeição).
Ao nível do domínio de metodologia e instrumentos:
- Jogar é adaptar-se à situação, onde as situações são sempre diferentes e é essencial decidir em cada situação.
- Cada situação é única e cada pessoa é diferente em cada momento.
- Cada jogador tem de ter os seus objetivos definidos (…capacidades e potencialidades…);
- É necessário montar uma estratégia em que se rentabilizem as capacidades e potencialidades de cada um;
- O objetivo pessoal deve ser cumprido dentro do objetivo global (da equipa);
- Cada um deve tomar decisões ao seu nível de intervenção em coordenação com todos os outros (é necessário ter sentido crítico …) de forma a aumentar o rendimento global.
É necessário um
Processo Pedagógico
em que o Treino seja
adaptado à pessoa
e não um mero
"despejar" do que o treinador
tem em "armazém".
A Pedagogia é um Processo
É um processo de relação entre o orientador e o orientado, entre professor e aluno, entre treinador e jogador.
Um processo que é dialético e não a mera
transmissão de um passado às novas
gerações, mas uma permanente construção
de um mundo, em resposta aos desafios que
se apresentam.
Planear o Treino
- Objetivo
- Comportamentos
- Conteúdos
- Exercícios (e condicionantes)
- Indicadores
- Tempo
- Material (espaço, n.º bolas, n.º coletes, n.º cones,…)
- ...